terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Editor de OBlogdePianco visita a zona rural

Zé Rico, Cabral e dona Ana (Sítio Junco)
Sem soluções para o homem do campo, governo estadual e municipal demoram para elaborar projetos de políticas para o setor rural e o pequeno produtor fica sem saber o que fazer. Diante disso o editor de OBlogdePianco visitou várias comunidades rurais, a exemplo de Brotas e Junco, onde conversou com alguns produtores sobre a situação pela qual eles passam no momento e o que seria mais urgente para amenizar o problema que aflige a todos. Em conversa com o Produtor Zé Rico, sítico Junco, o mesmo disse que o problema maior e a falta d'água. Segundo ele "com água a gente consegue resolver muitas coisas". O mesmo falou sobre a mortalidade dos animais que, sem ter o que comer, enfraquecem e morrem. "O mato nunca mais ficou verde", disse Zé.

Então o que fazer para amenizar o problema do homem do campo?

A solução emergencial seria usar carros-pipas para abastecer as cisternas existentes na maioria das casas dos pequenos produtores. "Só que isso não está chegando por aqui", disse uma senhora na Comunidade Brotas.
Poços seriam uma das soluções, além de revitalizar os que já existem. A visita da equipe da Secretaria de Agricultura poderia dá uma esperança a estas pessoas.

As Associações Comunitárias Rurais, que se fazem representar no Conselho Municipal de Desenvolvimento Social, já não são mais ouvidas e os presidentes não querem participar das reuniões, porque as propostas apresentadas nunca saem do papel, "isso acontece desde a gestão anterior", comentou um pequeno produtor das Brotas.

O que as pessoas residentes na Zona Rural esperam é uma política emergencial para atender aqueles que estão mais necessitados e não tem nem mesmo o que comer. Cestas Básicas, Medicamentos, são algumas das revindicações dos que residem no sertão nordestino.


OBlogdePianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário