Esta é uma das perguntas que a
maioria dos empreendedores fica na dúvida, mas o fato é que não existe
uma verdade ou valor absoluto, a não ser a máxima de que se você
não investir em propaganda, você estará deixando de vender o seu peixe
para um número muito mais expressivo de consumidores.
Para definir o valor ao certo, cabe ao
empresário e o setor financeiro analisarem junto com a agência de
propaganda ou o diretor de marketing qual o montante a ser investido. O importante é que esta quantia seja embasada nos objetivos de comunicação,
sejam eles na manutenção periódica da divulgação da empresa ou no
lançamento de um novo produto que demandará um investimento extra.
Para as pequenas, médias ou grandes
organizações, o que recomendamos é começar a investir um percentual do
faturamento bruto. Este número varia de empresa para empresa, de acordo
com a realidade do negócio. Os valores podem variar de 2% a 5%, mas não
existe uma fórmula milagrosa para se chegarem a eles, o que constatamos é
que na maioria das empresas de sucesso a quantia investida nunca é inferior a 2% do faturamento bruto, ou seja, sempre existe a verba destinada para a divulgação e profissionais de comunicação envolvidos.
Para uma empresa que tem faturamento
bruto mensal de 100 mil reais, os 5% equivalem a 5 mil. Já para uma
empresa que fatura 10 milhões este número chega a 500 mil. Conclusão:
Ambas terão objetivos específicos de marketing bem distintos, são
cenários diferentes.
Definir a verba para a publicidade é tão importante quanto definir quais os custos que um produto ou serviço terão,
para assim calcular o preço final e os ganhos desejados. Portanto,
calcule junto o investimento necessário da divulgação (agência,
embalagem, merchandising, pontos de venda, campanhas, veículos de mídia e
etc.) Só o marketing é capaz de agregar valor ao produto/serviço e conseqüentemente alavancar as vendas.
Se sua empresa ainda não tem o costume, o importante é começar o quanto antes. Separe a verba destinada ao marketing na coluna investimentos, nunca junto com os gastos,
pois a propaganda é uma forma de multiplicar o capital do negócio. E é
para isto que você abriu a empresa, para ter lucro. Portanto, faça o
teste, comece com 2% e logo perceberá que aumentar este investimento é
retorno na certa, retorno que virá no caixa da empresa no médio ou longo
prazo. E sua marca também agradece, pois o sucesso de todas as ações de
marketing dará um upgrade automático e tornará ela mais valiosa.
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