iPad pode ser vendido livremente na China (Foto: Allan Melo/TechTudo) |
Os problemas da Apple com a marca iPad
na China parecem estar finalmente resolvidos. Desde que seu produto foi
lançado, a empresa norte-americana luta na justiça pelo direito de usar
o nome, que no país pertence à chinesa Proview Technology. Mas na manhã
desta segunda-feira (2) a companhia decidiu finalizar as brigas e pagar
o valor que a Proview pedia pela marca: US$ 60 milhões (cerca de R$ 120
milhões).
A Apple afirmou que a compra do nome só foi realizada para
finalizar as brigas com a Proview e finalmente colocar seu iPad nas
prateleiras do país inteiro, já que até o momento o tablet só era
vendido em algumas redes chinesas. O valor pago foi muito maior do que
o esperado pela Apple, que chegou a oferecer US$ 16 milhões
anteriormente - valor não aceito pela companhia chinesa. Como o mercado
da China é um dos mais importantes para qualquer empresa de tecnologia,
a empresa da maçã resolveu aceitar o alto valor pedido para garantir
que seu produto seja vendido livremente por todo o país.
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A Proview usou o nome iPad em um computador fabricado por ela até
2009, mas como a marca era registada, a Apple não podia usar mesmo nome
no país asiático. A companhia da maçã já havia comprado a marca em
outros países que vendia o produto da fabricante asiática, mas nenhum
deu tanto trabalho como a China. O acordo aconteceu no dia 25 de junho,
mas só nesta segunda-feira o tribunal chinês oficializou a compra e a
transferência do nome.
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