sábado, 2 de junho de 2012

PIANCÓ: FESTA DO PADROEIRO "SANTO ANTONIO"

FESTA DE SANTO ANTONIO
Clique na imagem para ampliá-la
Participe da Festa do Padroeiro Santo Antonio de Piancó, de 1º a 13 de junho de 2012!  Tema: “Santo Antonio, Ministro da Palavra de Deus e Servidor do Pão dos Pobres”. 
Programação:  Dia 1º/junho - sexta feira – Carreata de abertura com a imagem de Santo Antonio, percorrendo as principais ruas da nossa cidade, até a Igreja Matriz onde será feito o hasteamento da bandeira, seguido da Celebração da trezena, quermesse e bingo.  Continuando a trezena, até o dia 12 todas as noites às 19:00 hs , seguida de quermesses, bingos música ao vivo e outras atrações culturais.  Dia 13 às 10 horas , Missa Solene em honra à Santo Antonio. Às 16 hs, procissão e missa, de encerramento, seguida de uma grande quermesse no pátio da Igreja.
Clique na imagem para ampliá-la
SANTO ANTONIO
Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.
Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular. 

Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.
Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário